segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Relatório Mês de Março/2014

                     RELATÓRIO MÊS DE MARÇO/2014.      
                                 Núcleo de São Sebastião

ATIVIDADES REALIZADAS


TURNO MANHÃ
HORA
ALUNOS
ATIVIDADE
7h30 às 8h
50
Recepção, Chamada e Relaxamento no Tatame.
8h às 9h30
25
Oficina de Judô/atividade física
8h às 9h30
25
Oficina de Orientação de hábitos de estudo e tema da semana
8h às 9h30
25
Oficina de Computação e informática
9h30 às 10h
50
Lanche e troca de roupa
10h às 11h30
50
Oficina de Judô/ atividade Física
10h às 11h30
25
Oficina de Orientação de hábitos de estudo e tema da semana
10h às 11h30
25
Oficina de Computação e Informática Básica
11h30
ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES

TURNO TARDE
HORA
ALUNOS
ATIVIDADE
13h30 às 14h
50
Recepção, Chamada e Relaxamento no Tatame.
14h às 15h30
25
Oficina de Judô/atividade física
14h às 15h30
25
Oficina de Orientação de hábitos de estudo e tema da semana
14h às 15h30
25
Oficina de Computação e informática
15h30 às 16h
50
Lanche e troca de roupa
16h às 17h30
50
Oficina de Judô/ atividade Física
16h às 17h30
25
Oficina de Orientação de hábitos de estudo e tema da semana
16h às 17h30
25
Oficina de Computação e Informática Básica
17h30
ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES












OFICINA DE JUDÔ E ATIVIDADE FÍSICA:

Semana: 03/03/14 à 28/03/14
Ensinar aos alunos as quedas do Judô- Maiukemi Shiroukemi, Yokuukemi, ZenpoKaitekemi- queda de frente, queda de costas, quedas laterais, e rolamentos. Proporcionar um momento esportivo de alegria e de diversão, desenvolvendo a lateralidade e a coordenação motora das crianças.  Atividades principais: dinâmicas da serpente, nunca três, queimada, golzinho, futebol e gol a gol. Introduzimos o ensino de brincadeiras antigas como de roda e corda e, também, queimada e três cortes, estimulando a apropriação de valores como espírito de equipe e amizade entre os alunos.


Oficina de Orientação de hábitos de estudo e tema da semana:
1ª Semana: 03/03/14 à 07/03/14
Mostramos aos alunos a importância dos cuidados básicos de higiene pessoal.
Os professores mostram para os alunos os cuidados básicos de higiene pessoal que devemos tomar diariamente como: escovar os dentes, pentear os cabelos, tomar banho, cortar as unhas, trocar de roupa, lavar o quimono etc. os alunos confeccionaram escovas de dente com palitos de picolés e buchas vegetais. Também confeccionaram um mural com os principais cuidados de higiene que devemos ter com nosso corpo e outro com os principais produtos higiênicos que usamos no dia a dia. “Recebemos na quarta-feira a visita da senhora Janaina Oliveira, ela conversou com as crianças sobre os cuidados que devemos ter, além da conversa que falou sobre higiene pessoal, ela trouxe cinco Kimonos e algumas roupas, que fizeram a alegria dos educando. Janaína conheceu as instalações do Projeto, Discursou para os 50 alunos do turno vespertino “a Necessidade de poder ajudar crianças necessitadas, me motivou a sair da Ceilândia Sul e vim até São Sebastião, mas tudo valeu apena vê esse trabalho maravilhoso que vocês realizam aqui, no Judô com Tranquillini, todas essas crianças felizes com minha presença, foi fantástico!”.


2ª Semana: 10/03/14 à 14/03/14.
Os alunos aprenderam as leis de proteção e dos direitos dos animais. Tiveram noção dos cuidados que um animal exige. Aprenderam a respeitar os animais domésticos.
Os Educadores explicaram aos alunos os cuidados que devemos ter com os nossos animaizinhos domésticos, os alunos pesquisaram na internet a lei de proteção e dos direitos dos animais. E elaboraram um mural com as principais leis. Recebemos nesta semana, policiais Militares do Grupo Teatral Lobo Guará que apresentaram o espetáculo: “o Guardião do Cerrado”, o Programa Ambiental criado em 2003 atende as crianças de nosso núcleo há quatro anos, sempre com alguma novidade no espetáculo. O coordenador do grupo é o sargento João, que coordena o Grupo a 2 anos, atuando em escolas públicas, eventos sociais e ONGs, atendendo em média 50.000 (cinqüenta mil) crianças entre seis (6) e quatorze (14) anos em todo o Distrito Federal. “todos esses anos vindo ao Judô com Tranquillini, aqui em são Sebastião, me fez acompanhar o desenvolvimento deste núcleo, que a cada ano está melhor, Parabenizo o Judô com Tranquillini e todos os funcionários pelo excelente trabalho desenvolvido e a todas as crianças pela disciplina e comportamento ao longo da apresentação... deixo aqui o convite para que elas sejam fiscalizadores do meio ambiente e que elas possam repassar para os pais e amigos o que elas aprenderam hoje”. As crianças compreendam a importância de cada indivíduo, para a preservação do meio ambiente e o atual quadro de poluição mundial. Os professores explicaram o que é meio ambiente modificado e construído, os alunos dividiram uma folha ao meio e desenharam de um lado: meio ambiente natural e do outro meio ambiente construído. Os alunos pesquisaram em livros e revistas sobre a importância e a real situação de nossos rios e matas. Os alunos criaram cartazes e elaboraram murais com dicas de preservação da natureza.



3ª Semana: 17/03/14 à 21/03/14
Nesta semana os alunos conheceram por meio de leitura de texto, revistinhas em quadrinho da turma da Mônica e palestra ministrada pelo Conselheiro Junior Serra, os principais direitos da criança e do adolescente. Fio trabalhado também a Declaração Universal dos Direitos da Crianças. Na terça e quinta-feira os alunos foram para a sala de vídeo assistir o filme da turma da Mônica: “Conhecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente”.   Na sexta-feira com auxilio das educadoras os alunos confeccionaram murais com desenhos e recortes de revistas sobre os seus  principais direitos e deveres.


4ª Semana: 26/03/12 à 30/03/12
Os educando visitaram a  escola Ambiental Legião Cerrado no dia 22 de março, onde assistiram uma palestra com o Professor e Ambientalista Adolpho Fuíca e em seguida fizeram uma trilha à nascente do Ribeirão Santo Antonio da Papuda, onde observaram a quantidade de esgotos e lixo que são despejados no pequeno ribeirão. Os educando perceberam a presença da água no cotidiano e reconheceram sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta. Reconheceram através do filme a gotinha viajante as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliaram as repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.



OFICINA DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA BÁSICA:
Semana: 03/03/14 à 28/03/14
Aulas práticas com noções básicas de digitação, jogos educativos (resgates dos bichos 1 e 2, jogo da memória, força, Need for Speed) e aulas teóricas sobre digitação para (100) alunos diários. 
CINE COMENTADO:
Dia: 25/03/14.
Acordar cedo, ter novos horários, novos amigos, vários professores, ter contato com turmas mais avançadas, ser mais responsável e cuidadoso. O 6º ano do Ensino Fundamental é um período de grandes mudanças. Para ajudar os alunos a enfrentar as novidades, o Judô com Tranquillini, ofertou uma divertida e instrutiva aula. Todos assistiram ao filme “Diário de um Banana”, que aborda a mesma realidade pela qual estão passando. Para esclarecer dúvidas, falar sobre as mudanças e mostrar que esta nova fase tem tudo para ser muito boa, os alunos conversaram com a Pedagoga Natalia Gonçalves. Discutiram e entenderam a  nova estrutura de estudos, com um olhar cuidadoso e descritivo, analisaram e debateram as relações sociais e familiares abordadas no filme e que se relacionam com suas vidas.  Sobre as trapalhadas do personagem do filme – que tenta assumir outra personalidade para conseguir aceitação do grupo – a aluna Ana Clara de 14 anos conta: “Eu concluí que nós devemos ser quem nós somos, pois assim você pode conhecer melhor as pessoas e elas poderão conhecer você. Além do mais, se você mentir, ninguém vai querer ser seu amigo. Falar a verdade é sempre bom porque é certo”. 

PALESTRAS, PASSEIOS E ATIVIDADES EXTRAS:



Visita do grupo Teatral Lobo Guará:Traficar animais silvestres como: onças, tucanos, passarinhos e a pesca usando redes e bombas são crimes ambientais, sabendo disso para ensinar os 100 alunos do Judô com Tranquillini, em São Sebastião, a identificar e combater os crimes ambientais, Policiais Militares apresentaram, no dia 12 de março, no turno matutino o espetáculo teatral: “Lobo Guará o Guardião do Cerrado”, o Programa Ambiental criado em 2003 atende as crianças do Núcleo, há quatro anos, Dentre as dez lições ministradas, as crianças têm a oportunidade de vivenciar as problemáticas ambientais causadas pelo uso indiscriminado dos recursos naturais, passando a refletir sobre a sua importância frente à contenção dos crimes ambientais, visando sempre à mudança de hábitos para uma melhor qualidade de vida. Um dos pontos fortes do Programa é auxiliar as crianças a desenvolver um senso crítico sobre as formas legais de identificação dos ilícitos ambientais e agregar conhecimentos necessários para que possa exercer a cidadania. Atualmente, o coordenador do grupo é o Sargento João. Pelo turno vespertino os Policiais  trouxeram uma novidade, e apresentaram o espetáculo: “A Dengue Virou Caso de Polícia”. Esse novo espetáculo e palestra se fez necessário visto que; Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o número de casos de dengue no Distrito Federal aumentou 231% em comparação ao mesmo período do último ano, a palestra em forma de Peça teatral mostrou os cuidados que devemos ter para combater a dengue no Distrito Federal, “A Dengue virou caso de Polícia”, mostrou também os cuidados que devemos ter na hora de identificar o agente de saúde, pois em Brasília agora existe um novo tipo de crime, bandidos se disfarçam de agentes de saúde para cometerem pequenos furtos em residências.  As crianças atendidas pelo Judô com Tranquillini, aprenderam sobre os dois temas propostos de uma forma muito divertida.


Direitos e Deveres de Crianças e Adolescentes: No dia 18 de Março, O Judô com Tranquillini recebeu, em seu núcleo localizado na cidade de São Sebastião-DF, o conselheiro Junior Serra, que ministrou uma palestra sobre os direitos e deveres de crianças e adolescentes. O evento foi realizado em duas etapas, nos períodos matutino e vespertino.
Pela manhã cinqüenta alunos receberam os ensinamentos proferidos pelo Conselheiro, do Conselho Tutelar de São Sebastião. Já no período da tarde foram 42 os discentes expectantes da palestra. O intuito desse encontro foi de permitir uma maior conscientização das crianças e adolescentes sobre os seus direitos e deveres, potencializando a compreensão de suas responsabilidades no ambiente escolar e familiar. Os alunos participaram com seus questionamentos e reflexões, o que permitiu ao evento contribuir para esclarecimentos acerca do tema trabalhado. Junior Serra frisou também, para as crianças que abuso sexual é freqüente e ocorre em todas as classes sociais e estratos econômicos, em todos os países do mundo, bem como as outras formas de maus-tratos, o físico, o psicológico e a negligência. O abusador sexual, ou seja, aquele que se utiliza de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual, é, antes de tudo, um doente. À sociedade, porém, aparenta freqüentemente ser um indivíduo normal. O abuso sexual intra-familiar inicia-se geralmente muito cedo, quando a criança tem cerca de cinco anos, e é um ato progressivo, um misto de carinho e afagos, com ameaças - não conte nada à mamãe, você é a filha de que mais gosto, você é minha preferida, ou, não conte para ninguém, é um segredo nosso, ou, ainda, se falar para sua mãe, ela vai te castigar e botar você na rua. Com medo e remorso, mas também com prazer, a criança vai aceitando a relação com o agressor, que geralmente é um pai, irmão, tios e amigos de confiança da família. Na maioria das vezes, o abuso sexual é praticado pelo pai biológico, contra a filha - e às vezes contra o filho. Mas o palestrante deixou bem claro que o melhor a fazer é denunciar, falar com a mãe, professorar na escola e é claro falar aos profissionais do Judô com Tranquillini.
Dia Mundial Das Águas: No dia 22 de março (sábado) dia Mundial da águas, o Judô com Tranquillini, participou de um evento alusivo a data, a programação foi muito enriquecedora, iniciando as 08h30min, com um delicioso café da manhã e logo após, palestra com o Prof. Adolpho Fuica, que deu uma aula de meio ambiente e guiou nossos alunos na trilha, demonstrando o tipo de solo, mata, árvore e preservação do meio ambiente. A palestra e todo o evento foi filmado pelo canal futura, Durante a trilha houve paramos em frente a árvores copaíba que mede  mais de 25 metros, o prof. Explicou sobre as propriedades medicinais do óleo da copaíba, que é rejuvenescedor e cura diversos males do aparelho respiratório, ensinou também como retirar o óleo sem prejudicar a árvore, em fim as crianças tiveram uma manhã de meio ambiente com a  água como foco principal, os Educando observaram o leito do ribeirão Papuda, onde eles ajudaram recolher lixos e entulhos. Os pequenos foram alertados sobre os cuidados que devemos ter com o nosso lixo.  No final foi realizado duas perguntas para sorteio de duas camisetas do evento a aluna Allana e o aluno Luciano Lucas, responderam corretamente e ganharam as camisetas.



JOÃO PAULO ALVES DOS SANTOS

COORDENADOR PEDAGÓGICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário