RELATÓRIO MÊS DE ABRIL/2014.
Núcleo de São Sebastião
ATIVIDADES REALIZADAS
TURNO MANHÃ
|
||
HORA
|
ALUNOS
|
ATIVIDADE
|
7h30
às 8h
|
60
|
Recepção, Chamada e Relaxamento no
Tatame.
|
8h
às 9h30
|
30
|
Oficina de Judô/atividade física
|
8h
às 9h30
|
15
|
Oficina de Orientação de hábitos de
estudo e tema da semana
|
8h
às 9h30
|
15
|
Oficina de Computação e informática
|
9h30
às 10h
|
60
|
Lanche e troca de roupa
|
10h
às 11h30
|
30
|
Oficina de Judô/ atividade Física
|
10h
às 11h30
|
15
|
Oficina de Orientação de hábitos de
estudo e tema da semana
|
10h
às 11h30
|
15
|
Oficina de Computação e Informática
Básica
|
11h30
|
ENCERRAMENTO DAS
ATIVIDADES
|
|
TURNO TARDE
|
HORA
|
ALUNOS
|
ATIVIDADE
|
13h30 às 14h
|
60
|
Recepção,
Chamada e Relaxamento no Tatame.
|
14h às 15h30
|
30
|
Oficina
de Judô/atividade física
|
14h às 15h30
|
15
|
Oficina
de Orientação de hábitos de estudo e tema da semana
|
14h às 15h30
|
15
|
Oficina
de Computação e informática
|
15h30 às 16h
|
60
|
Lanche
e troca de roupa
|
16h às 17h30
|
30
|
Oficina
de Judô/ atividade Física
|
16h às 17h30
|
15
|
Oficina
de Orientação de hábitos de estudo e tema da semana
|
16h às 17h30
|
15
|
Oficina
de Computação e Informática Básica
|
17h30
|
ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES
|
OFICINA
DE JUDÔ E ATIVIDADE FÍSICA:
Semana: 31/04/14 à 04/03/14
Ensinar aos alunos as quedas do Judô-
Maiukemi Shiroukemi, Yokuukemi, ZenpoKaitekemi- queda de frente, queda de
costas, quedas laterais, e rolamentos. Foram revisados todos os golpes de todas
as faixas. Proporcionamos um momento esportivo de alegria e de diversão,
desenvolvendo a lateralidade e a coordenação motora das crianças. Atividades extras: dinâmicas da serpente,
nunca três, queimada, golzinho, futebol e gol a gol. Introduzimos o ensino de
brincadeiras antigas como de roda e corda e, também, queimada e três cortes,
estimulando a apropriação de valores como espírito de equipe e amizade entre os
alunos.
Oficina
de Orientação de hábitos de estudo e tema da semana:
1ª
Semana: 07/04/14 à 11/04/14
Ao longo da semana ensinamos as regras ao grupo buscando a alegria e o bem
estar dos alunos. Nessa
semana os alunos aprenderam sobre os “Valores sociais e familiares”.
Descobriram através de seus familiares seus costumes e crendices. Formaram uma
roda e todos levantaram questões a respeito de sua família, costumes antigos e
atuais. Confeccionaram cartazes coloridos com textos e imagens sobre esse
assunto. Fizeram ainda uma dinâmica de grupo em que cada aluno recebia um
cartão com um valor moral que possuía. Assim, cabia aos colegas decidirem se o
aluno realmente possuía tal valor ou não. Ao final da dinâmica, os alunos
souberam reconhecer o valor que tinha e de seus colegas também. Foi trabalhado
também a importância de se falar a verdade através do texto a Honestidade de Henrique.
Ao final das tarefas, tiveram brincadeiras livres no pátio.
2ª
Semana: 14/04/14 à 18/04/14.
Ao longo da semana os
alunos aprenderam o significado da palavra Cidadania. Estimulamos também o
gosto pela leitura e promovemos a reciclagem de idéias. Os alunos trouxeram
revistinhas e livros infantis que foram trocados uns com os outros para que
fosse feito à leitura. Depois os alunos confeccionaram seus próprios livrinhos
e revistinhas que foram postados em cordéis para que os alunos tivessem acesso
às produções dos colegas. Na quarta, quinta e sexta-feira os alunos foram para
a sala de vídeo assistir o filme da turma da Mônica sobre Cidadania e Direito
das Crianças e adolescentes.
3ª
Semana: 19/04/14 à 23/04/14
Orientamos os educando
sobre o verdadeiro significado da páscoa, por meio de leituras e debates. Houve
confecção de mural com os principais
símbolos da páscoa. Os alunos elaboraram cartões, feitos com os papéis
que foram reciclados no mês anterior, para brincadeira de amigo cartão de
páscoa que ocorreu na quarta feira. (Esta dinâmica foi como um amigo oculto só
que, ao invés de entregar presentes, as crianças entregaram cartões feitos por
elas, desejando uma feliz páscoa para o colega sorteado). Também ocorreram
amigos Late e entrega de chocolates (ovos de Páscoa) para todas as crianças e
funcionários do Projeto. O Presidente do
projeto, Senhor João Mário, Compareceu pessoalmente a sede em São
Sebastião-DF, para entregarem os ovos de chocolate.
4ª
Semana: 28/04/14 à 02/04/14
Aniversário de Brasília.
Os alunos receberam informações sobre a história da região em que moram. Por
meio de uma aula expositiva, viram fotos de Brasília e de São Sebastião desde a
origem das cidades. Desenharam em cartolina pontos turísticos de Brasília e dos
lugares em que mais gostavam em São Sebastião, os educando redigiram textos e
confeccionaram murais com desenhos das principais obras de Oscar Niemeyer. Em seguida, redigiram um texto falando sobre
o que eles gostariam que mudasse em sua cidade, confeccionaram acrósticos com o
nome da Capital Federal e postaram em portfólio. Ao final da aula, tiveram
jogos de dama, pingue-pongue e xadrez.
OFICINA
DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA BÁSICA:
Semana: 31/03/14 à 02/05/14
Aulas práticas com noções básicas de
digitação, jogos educativos e pesquisas exigidas pelas escolas de cada educando
e também noções sobre pacote Office.
PALESTRAS,
PASSEIOS E ATIVIDADES EXTRAS:
Palestra
Anti-Drogas.
Muitas
famílias sofrem por ter algum familiar se perdendo nas drogas. A cada dia o
número de crianças e jovens viciados aumentam em todo o país. São inúmeros os
adolescentes que buscam nas drogas preencher o vazio que há dentro de si.
Pensando nisso O Judô com Tranquillini trouxe para o núcleo de São Sebastião,
no dia 02 de abril a Policial Civil Iaci, Caracelli que realizou duas palestra
em dois turnos (matutino e vespertino), para 100 crianças de nosso núcleo na
cidade de São Sebastião. O objetivo da palestra foi orientar as crianças e
jovens sobre os riscos das drogas. Segundo a palestrante: “Esse tipo de evento
muda a consciência de muitos jovens com relação às drogas. A Palestra vem
abrindo os olhos das crianças e adolescentes, para que procurem uma atividade
esportiva, religiosa ou social. Queremos que as crianças
aumente seus conhecimentos sobre a variedade de ações positivas que podem
praticar em suas escolas e comunidades (comportamento pró-social) para que não
se envolvam com o uso de álcool, tabaco e outras drogas. O objetivo da palestra foi mostrar aos alunos
os riscos e efeitos físicos e emocionais do uso de álcool, cigarro, maconha e
inalantes sobre seus cérebros e corpos em desenvolvimento, além dos riscos de
ordem legal desse uso. E acho que conseguimos atingir estes objetivos pois os
alunos participaram efetivamente da palestra. Ao final da Palestra a Policial fez a doação
de 12 Kimonos novos noturno matutino e de 08 quimonos no turno vespertino, que
foram entregues aos alunos recém chegados ao projeto.
Visitação ao Centro de Práticas
Sustentáveis (ECONAMA).
Na última sexta-feira, dia 4
de março de 2014 O Judô com Tranquillini, levou 40 alunos
de seu núcleo na Cidade de São
Sebastião, para
participar da IBI TRILHA: Visitação ao Centro de Práticas Sustentáveis para
atividades de Educação Ambiental, o
Projeto acredita que a
forma mais eficaz de mudar uma sociedade é a educação, por meio dela forma-se
cidadãos capazes de decidir o próprio futuro. Nesse contexto, com ajuda do IBRAM que através do Instituto EcoAnama, ofereceu
visitações guiadas e oficinas para 40 crianças entre 11 e 14 anos de idade, no
intuito de promover atividades de
educação ambiental e aumentar o nível de consciência dos pequenos
visitantes. Os alunos do Projeto puderam
observar como funciona toda a dinâmica da casa, o telhado verde,
cozinha sustentável, aproveitamento de água da chuva e da luz solar. As crianças apreenderam que a compensação
ambiental vai muito além do reflorestamento de uma área degradada ou da criação
de um parque. O espaço em si gera aprendizado. Foi construído com restos de
material do antigo Mané Garrincha, com madeira de reflorestamento e tem ainda
um telhado verde. A presença de vegetação em cima da construção proporciona um
ambiente mais arejado sem o uso de ventiladores ou de ar-condicionado. Dentro
de cada sala de aula pensada para tornar o ambiente mais agradável sem o gasto
excessivo de energia
elétrica, os
alunos aprenderam técnicas de desenhos
com o Professor Vandiney. Após a oficina de desenhos as crianças tiveram
palestra com a educadora ambiental Débora que falou sobre a importância da
reciclagem e a forma correta de separação do lixo, visto que iniciará ainda no
mês de abril a coleta seletiva do lixo na cidade de São Sebastião-DF. Ao fim da
palestra as crianças conheceram a cozinha, onde é ofertado o curso de práticas
de cozinha sustentável, o objetivo é a educação alimentar
aliada a conscientização sobre o desperdício de alimentos, a redução dos
resíduos gerados e o estímulo ao empreendedorismo. Neste último ambiente ao
lado de uma linda fonte, os pequenos aprendizes do Judô com Tranquillini,
puderam comer um delicioso lanche com: bolo de cenoura integral com cobertura
de chocolate, pipoca e suco natural de caju.
Palestra sobre bullying :
Para
conscientizar os alunos do Judô com Tranquillini, da cidade de São
Sebastião-DF, sobre os danos causados pelo bullying, drogas e
anabolizantes, no dia 10 de abril, foi ministrada uma palestra Pelos profissionais
de educação Física da regional de Samambaia , Ana Paula Caracelli e Helder da
Lima. De forma dinâmica e com uma linguagem jovem, Ana Paula abordou a prática do bullying dentro do ambiente
escolar, mostrando como pode afetar a vida de uma pessoa. Os palestrantes fizeram uma reflexão junto com os estudantes sobre as
conseqüências acarretadas por esta ação,
que pode ser desde o bullying com contato direto até ao cyberbullying,
praticado através da internet por computador, celular ou outro dispositivo
móvel. A iniciativa teve como
objetivo conscientizar, principalmente as crianças e os adolescentes, dos
perigos que as drogas e anabolizantes oferecem e mostrar que o uso pode levar a
um caminho trágico e muitas vezes sem volta. A palestra foi muito bem recebida
pelas 120 crianças e adolescentes entre 06 e 14 anos,matriculadas em dois
turnos; Matutino e Vespertino. Por meio de vídeos e fotos, os palestrantes
mostraram aos atendidos os malefícios que essas substâncias causam ao corpo e à
mente. “A palestra foi importante. Aprendi que nunca devemos usar drogas. Se
um estranho oferecer alguma coisa, não devemos aceitar. Sobre a violência,
aprendi que ao invés de brigar, é melhor brincar, ler e estudar”, disse o
atendido Paulo Henrique de 12 anos. Ana Carolina de 10
anos: “Foi muito interessante a
palestra. Percebi como as drogas podem causar coisas ruins em nossas vidas,
descobri que a vida é bem mais bonita sem elas, por isso vou viver minha vida praticando
esporte, estudando e brincando com meus colegas”.
PÁSCOA NO JUDÔ COM
TRANQUILLINI.
Com apoio da comunidade Local Judô com Tranquillini, o ofertou uma páscoa diferente para os 120 alunos
matriculados em seu núcleo na cidade
de São Sebastião-DF, no dia 16 de abril as crianças
encontraram um tatame diferente, todo ornamentado com um belíssimo painel,
coelhos brancos, Balões, ovos de Páscoa, Doces e diversos cartases. A cerimônia
aconteceu em dois turnos matutino e
vespertino. Os alunos Assistiram o Filme: “A Pascoa contada por crianças”.
Filme que relata a verdadeira História
da Páscoa, mostrando a história de amor
mais linda do mundo, contada de um jeito simples, doce e contagiante. Após o filme aconteceu roda de debate e
pequena explanação sobre o verdadeiro significado da Páscoa. A professora,
falou sobre os verdadeiros simbolos da Páscoa Cristã. Após o Lanche
(cachorro-quente, suco, leite com Achocolatado, Iorgute e Suco de Laranja),
aconteceu o momento de maior emoção do dia, os pequenosaprendizes assisitram a
apresentação do Aluno Emanuel Rocha de
12 anos , que cantou a música Gospel:
Como Zaquelu de Regis Danese. E
ao final de cada turno foram entregues os ovos de Páscoa e a lembrancinha de
coelhinho, que foram confeccionados pelos próprios alunos com auxílio dos
educadores. Apesar de estudarem ao longo da semana o
verdadeiro significado da páscoa para os cristãos as crianças estavam esperando
receber o símbolo mais gostoso da páscoa significativa.
JOÃO PAULO ALVES DOS SANTOS
COORDENADOR PEDAGÓGICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário