terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Reciclagem de Papel


Judocas aprendem a Técnica de Reciclagem Artesanal do Papel


Visando promover a conscientização do uso adequado e reaproveitamento do papel usado através da reciclagem, o Projeto Judô com Tranquillini em parceria com a Ação Social do Planalto, realizou uma Oficina de Reciclagem de Papel, tendo como público alvo 100 alunos do Núcleo do Projeto Judô com Tranquillini, com idade entre 06 e 14 anos, da Cidade de São Sebastião-DF.
Os objetivos da oficina estavam focados no ensino da técnica artesanal de reciclagem, indicando finalidades para o papel, propondo o uso de outros materiais, agregando valores ao papel reciclado e promovendo um trabalho cooperativo entre as crianças. A reciclagem de papel é tão importante quanto sua fabricação, pois a matéria-prima para sua utilização já está escassa. 



Mesmo com o reflorestamento e com as campanhas de conscientização para a sociedade em geral, o aumento do consumo de papel nas últimas décadas aumentaram, daí a finalidade de desenvolver trabalhos que conscientizem os alunos em geral sobre a importância de se preservar o Meio Ambiente, reaproveitando o papel.Os pequenos judocas descobriram que com a reciclagem do papel, é possível diminuir a quantidade de lixo e, ainda, evitar a destruição de árvores. Para cada tonelada de papel reciclado são poupadas aproximadamente 20 árvores de grande porte. Podemos aliar a esse projeto, a preservação do meio ambiente, buscando uma destinação adequada ao lixo. Segundo João Paulo Alves Coordenador Pedagógico do projeto a mais de 5 anos: “O resultado da oficina foi interessante, no ponto de vista da preocupação ambiental, e surpreendente, porque mostrou a possibilidade de realização da atividade com crianças.


As crianças sempre escutam que devemos preservar o meio ambiente, mas a idéia de preservação na maioria delas fica restrita apenas a não derrubar árvores, quando fazemos um trabalho ordenado da qual elas participam, elas percebem que a preservação ambiental abrange uma serie de atitudes, da mais simples a mais elaboradas, englobando um conjunto de ações que podem diminuir o consumo e conseqüentemente os impactos ambientais. Reaproveitar o papel e aplicar técnicas artísticas que utilizem o papel reciclado desenvolve nas crianças o conceito de que a reciclagem também é uma forma de tornar o que é velho em novo”. Para Romário Alves, de apenas 6 anos, o projeto o ensinou a não desperdiçar papel, “ Eu aprendi a fazer muita coisa legal com papel reciclado como: Bloco de anotações, Cartões e até agenda, fiz tudo com a ajuda da professora Ivone e do professor João Paulo”.

“A idéia da reciclagem surgiu depois de verificarmos a quantidade de livros de português que seriam descartados com a mudança do Novo Acordo Ortográfico, Utilizamos então a receita de reciclagem artesanal.  A iniciativa do Projeto é de fundamental importância, pois coloca os alunos em ação, rompendo com a inércia e desenvolvendo a consciência correta em relação ao uso racional do papel, além de contribuir para a formação do aluno, a ação torna-se instrumento de formação, multiplicando assim sua abrangência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário