terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A Volta aos Tatames



Volta aos tatames



Aos poucos eles foram retornando do período de recesso para o tatame. Na volta as aulas os alunos do projeto Judô com Tranquillini tiveram uma grande surpresa: Encontaram o Projeto todo decorado com cartazes de bem-vindos e uma grande festa de recepção, com lanche especial e diversas dinâmicas, brincadeiras, oficinas artísticas e danças desenvolvidas com apoio de educadores sociais da Ação Social do Planalto. Depois da agitação, nossos judocas comentaram sobre o breve tempo parado por causa do recesso de fim de ano. Pedro Henrique de 11 anos, contou que como os pais são separados, durante o período de recesso no Projeto teve de ficar com o pai na Ceilândia. Quase morri de saudades de todos, amigos e professores do Judô. Não fiz Judô, só fiquei em casa jogando videogame”. A saudade do lanche fez Diogo trindade de 08 anos, correr para a cantina:”que falta senti deste lanche tão gostoso e de todas as brincadeiras e amigos que tenho aqui”, disse. José Leonardo abraçou o Tio “João Paulo” Coordenador Pedagógico do projeto, com carinho: “nas férias só fiquei preso dentro de casa, assistindo TV. Minha mãe acha perigoso eu ficar na rua. Graças a Deus eu tenho o Projeto Judô com Tranquillini aqui em São Sebastião, onde posso vir todos os dias”. A pequena Judoca Micaelle Santos de 10 anos, vibrou com o as coreografias  ensinadas pela educadora social Eliane da Ação Social do Planalto, Nossa recepção aqui foi uma grande festa não esperava todos esses cartases e atividades divertidas o lanche também estava bem gostoso, e também ganhamos novos jogos de UNO, Xadrez e Dama. Você também pode participar doando tempo, quimonos, roupas ou brinquedos para as 200 crianças que fazem judô, computação, oficinas de arte e expressão corporal e orientação e hábitos de estudos aqui em São Sebastião, no Projeto Judô com Tranquillini.  

Reciclagem de Papel


Judocas aprendem a Técnica de Reciclagem Artesanal do Papel


Visando promover a conscientização do uso adequado e reaproveitamento do papel usado através da reciclagem, o Projeto Judô com Tranquillini em parceria com a Ação Social do Planalto, realizou uma Oficina de Reciclagem de Papel, tendo como público alvo 100 alunos do Núcleo do Projeto Judô com Tranquillini, com idade entre 06 e 14 anos, da Cidade de São Sebastião-DF.
Os objetivos da oficina estavam focados no ensino da técnica artesanal de reciclagem, indicando finalidades para o papel, propondo o uso de outros materiais, agregando valores ao papel reciclado e promovendo um trabalho cooperativo entre as crianças. A reciclagem de papel é tão importante quanto sua fabricação, pois a matéria-prima para sua utilização já está escassa. 



Mesmo com o reflorestamento e com as campanhas de conscientização para a sociedade em geral, o aumento do consumo de papel nas últimas décadas aumentaram, daí a finalidade de desenvolver trabalhos que conscientizem os alunos em geral sobre a importância de se preservar o Meio Ambiente, reaproveitando o papel.Os pequenos judocas descobriram que com a reciclagem do papel, é possível diminuir a quantidade de lixo e, ainda, evitar a destruição de árvores. Para cada tonelada de papel reciclado são poupadas aproximadamente 20 árvores de grande porte. Podemos aliar a esse projeto, a preservação do meio ambiente, buscando uma destinação adequada ao lixo. Segundo João Paulo Alves Coordenador Pedagógico do projeto a mais de 5 anos: “O resultado da oficina foi interessante, no ponto de vista da preocupação ambiental, e surpreendente, porque mostrou a possibilidade de realização da atividade com crianças.


As crianças sempre escutam que devemos preservar o meio ambiente, mas a idéia de preservação na maioria delas fica restrita apenas a não derrubar árvores, quando fazemos um trabalho ordenado da qual elas participam, elas percebem que a preservação ambiental abrange uma serie de atitudes, da mais simples a mais elaboradas, englobando um conjunto de ações que podem diminuir o consumo e conseqüentemente os impactos ambientais. Reaproveitar o papel e aplicar técnicas artísticas que utilizem o papel reciclado desenvolve nas crianças o conceito de que a reciclagem também é uma forma de tornar o que é velho em novo”. Para Romário Alves, de apenas 6 anos, o projeto o ensinou a não desperdiçar papel, “ Eu aprendi a fazer muita coisa legal com papel reciclado como: Bloco de anotações, Cartões e até agenda, fiz tudo com a ajuda da professora Ivone e do professor João Paulo”.

“A idéia da reciclagem surgiu depois de verificarmos a quantidade de livros de português que seriam descartados com a mudança do Novo Acordo Ortográfico, Utilizamos então a receita de reciclagem artesanal.  A iniciativa do Projeto é de fundamental importância, pois coloca os alunos em ação, rompendo com a inércia e desenvolvendo a consciência correta em relação ao uso racional do papel, além de contribuir para a formação do aluno, a ação torna-se instrumento de formação, multiplicando assim sua abrangência.


Campeã do Europeu de Jiu-Jítsu (Nivea Moura)


Campeã do Europeu de Jiu-Jítsu em Lisboa, Portugal.


Mais um evento surpreendente abrindo o Calendário da IBJJF. A International Brazilian Jiu Jitsu Federation é amplamente considerada como a organização top do esporte, e tem melhorado consistentemente o seu campeonato Europeu de ano a ano, desde a abertura do evento há 10 anos. Os atletas colocaram um grande show, e foi interessante de observar não só as lutas de homens mais também o Show que as meninas deram. A ‘Nina’ Nívea de Souza Moura adicionou mais um grande resultado em sua ascendente carreira na arte suave, quando na última sexta-feira (24), conquistou o campeonato  Open Europeu de Jiu-Jitsu 2014, na Faixa Roxa, na cidade de Lisboa, em Portugal. Irmã do atleta Pedro Moura, essa atleta carrega no sangue o DNA de vencedora. Sem um patrocínio oficial, ela conta apenas com a ajuda dos familiares, da equipe e dos amigos. Eu faço um apelo aos empresários de São Sebastião, e demais pessoas, para patrocinarem essa importante atleta. 




Criada e treinada no Projeto Social Judô com Tranquillini, “Nina Moura” como é conhecida passou por uma rápida evolução na modalidade. No ano passado já era campeã Mundial, na faixa roxa. Também em 2013 conquistou o ouro no Rio Open. Em Lisboa, numa competição conhecida por juntar as melhores atletas do mundo, Nina passou pelas semifinais após vencer uma atleta da casa, na decisão pelo ouro enfrentou uma francesa,  e foi declarada campeã.  Brasiliense moradora da cidade de São Sebastião, faz do jiu-jítsu sua vida nos últimos anos, com treinamentos intensos de oito horas diárias todos os dias, conseguiu a oportunidade de ir à competição internacional com imensas dificuldades. Buscou muitos apoios, conseguiu, e volta com um resultado esplêndido para sua carreira, sua equipe e para todas as meninas que estão no Projeto Judô com Tranquillini,  que agora além da referência masculina do Grande Judoca José Mario Tranquillini, agora também tem Nina Moura Campeã  Européia de Jiu-Jítsu em Lisboa, Portugal.  Veja o que diz nossa Campeã: “ Estou muito feliz! Obrigado senhor por conceder-me tamanha felicidade, Só Deus sabe o quanto foi difícil chegar até lá, passar por cima de todas as dificuldades e chegar ao lugar mais alto do pódio, sou muito abençoada. Agradeço a toda minha equipe Team Barreto ,a minha família que é minha base, a todos que sempre torceram por mim, todos que me ajudaram nos treinos ,todos que colaboraram financeiramente ,ou de qualquer outra forma pra que eu pude-se chegar lá bem. Todos que mandaram vibrações positivas, que oraram por mim, foi muito bom levar minha cidade São Sebastião ao topo, orgulho-me de representar essa cidade. Um agradecimento mais que especial a Secretaria de Esportes em especial ao senhor Julio Cesar Ribeiro, por ter disponibilizado a passagem aérea, através do Compete Brasília. E ao judoca José Mário afinal de contas tudo começou aqui no Projeto Judô com Tranquillini. Obrigado por acreditarem nos meus sonhos e sonharem junto comigo!”



Fotos de atividades do projeto




















Relatório Mês de Janeiro 2014

RELATÓRIO MÊS DE JANEIRO/2014.            
Núcleo de São Sebastião      

    
ATIVIDADES REALIZADAS
 Mapfre Seguros


TURNO MANHÃ
HORA
ALUNOS
ATIVIDADE
7h30 às 8h
100
Recepção, Chamada e Relaxamento no Tatame.
8h às 9h30
50
Oficina de Judô/atividade física
8h às 9h30
50
Oficina de Orientação de hábitos de estudo e tema da semana
8h às 9h30
50
Oficina de Computação e informática
9h30 às 10h
100
Lanche e troca de roupa
10h às 11h30
50
Oficina de Judô/ atividade Física
10h às 11h30
50
Oficina de Orientação de hábitos de estudo e tema da semana
10h às 11h30
50
Oficina de Computação e Informática Básica
11h30
ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES

TURNO TARDE

HORA
ALUNOS
ATIVIDADE
13h30 às 14h
100
Recepção, Chamada e Relaxamento no Tatame.
14h às 15h30
50
Oficina de Judô/atividade física
14h às 15h30
50
Oficina de Orientação de hábitos de estudo e tema da semana
14h às 15h30
50
Oficina de Computação e informática
15h30 às 16h
100
Lanche e troca de roupa
16h às 17h30
50
Oficina de Judô/ atividade Física
16h às 17h30
50
Oficina de Orientação de hábitos de estudo e tema da semana
16h às 17h30
50
Oficina de Computação e Informática Básica
17h30
ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES











OFICINA DE JUDÔ:
Semana: 06/01/14 à 31/01/14
Recepcionamos os alunos relembrando às regras do tatame e as normas básicas para se praticar judô. Enfocando principalmente os respeito e a amizade entre os educando da Ação Social do Planalto.

                                                                       
OFICINA DE ATIVIDADES FÍSICAS:
Semana: 07/01/14 à 30/01/14
Recepcionamos os alunos com muitas atividades lúdicas e jogos esportivos de diversão e lazer. Realizamos algumas dinâmicas como coelho sai da toca, bobinho, carniça, golzinho, nunca três, formando grupos e etc. As dinâmicas foram organizadas de forma que os novos alunos conhecessem os colegas e formassem novos laços de amizade. 
 OFICINA DE ORIENTAÇÃO DE HÁBITOS DE ESTUDO E TEMA.
Semana: 06/01/14 à 31/01/14
Promovemos a adaptação as regras do Projeto bem como atividades de reconhecimento do espaço físico. Foram explicadas as dinâmicas do Projeto, como o horário das atividades, horário de entrada, horário de saída, horário do lanche e maneiras para se portarem no núcleo de forma geral. Desenvolvemos a dinâmica da apresentação: qual o nome? Idade? O que gosta e que não gosta? Tem apelido? Entre outras perguntas. Os alunos fizeram redações, contado como foram suas férias. E criaram com os professores as regras de convivência dentro de sala e nas dependências do projeto.  Explicamos para o que servem todas as dependências do núcleo, ficou esclarecida a importância de se trazer o dever de casa, apesar das aulas ainda não terem começado. Realizamos a dinâmica da entrevista e a dinâmica do quem sou eu, para que os alunos se conhecessem melhor.

OFICINA DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA

06/01/14 à 31/01/14
Como os alunos ainda estavam de férias escolares, as aulas foram voltadas para  noções básicas de digitação, jogos educativos (jogo da memória, forca, Paint, damas) e jogos em rede.



João Paulo Alves dos santos
Coordenador Pedagógico